top of page

Professores

Ana Faria
Ana Faria.jpg

Ana Faria

​

Professora de Carreira do Agrupamento de Escolas de Sá da Bandeira de Santarém.

Inicia a prática de Yoga em 1977, em Santarém e a prática de Meditação em 1997 como Mestre Georges Stobbaerts.

Liga-se á Escola Ten-Chi Internacional, criada pelo Mestre Georges Stobbaerts, através do Professor de Yoga, Dr. Rogério Martins, nos anos 90, onde aprofunda o estudo do Yoga e inicia o Za-zen.

Integrou o primeiro Curso de Professores de Yoga realizado em Ten-Chi Internacional.

Realizou o Curso de Terapeuta de Ayurveda com o Formador Amândio Albertino Figueiredo, pela Associação Movimento Aberto.

É professora das disciplinas de Meditação e Nutrição do Curso de Formação para Professores de Yoga da Federação Portuguesa de Yoga.

Pertence à Direção da Federação Portuguesa de Yoga.

Alexandra Prazeres
Alexandra Prazeres.png

Alexandra Prazeres 

​

Inicia a prática de Yoga em Londres em 1992 e deste então nunca deixou de praticar e estudar. Professora de yoga há mais de 10 anos, formada pela Federação Portuguesa de Yoga. Tem formação específica em Yoga para Grávidas pela Birthlight e de Yoga para Crianças pela R.Y.E. Ao longo dos anos tem assistido regularmente a vários seminários com diversos professores (Walter Ruta, Pedro Kupfer, Mestre Georges Stobbaerts etc) e congressos de Yoga (incluindo vários congressos da União Europeia de Yoga em Zinal, e no Brazil em 2008) com a finalidade de continuar desenvolver a sua prática e conhecimento pessoal.

 

Atualmente complementa a prática de Yoga com o estudo da Psicologia transpessoal e de Astrologia, sendo formada em Técnicas de Psicologia Transpessoal (incluindo regressão) pela Almasoma – Instituto de Transpessoal e em Astologia pelo Quiron – Centro Protuguês de Astrologia.

 

Tendo gosto por aprender e por acreditar que tudo está interligado, para além do Yoga, desde o ano 2000 é praticante de reiki tendo o Nivel III de reiki tradicional e o Nível II de Karuna reiki. Em 2002, tira o curso de Feng Shui (nível 1) no Instituto Macrobiótico.

Bruno Cruz

Bruno Cruz

​

Sou estudante, praticante, aluno e professor de yoga. Apaixonado pela prática e pelo seu potencial transformador. Tenho como missão inspirar as pessoas a serem a sua melhor versão. Interessei-me por alinhamento e biomecânica do corpo muito cedo, pois já contava com algumas lesões crônicas que consegui tratar através de uma prática consciente. Conto com mais de 5000 horas de ensino contínuo. Tenho dado vários cursos para alunos e professores de yoga. Organizei 5 retiros de Yoga. Participei em vários festivais de Yoga. Vários workshops com os melhores professores nacionais e internacionais. Tirei 4 cursos de Yoga (o primeiro em Yoga Vidya Gurukul em Triambakeshwar, Índia; o segundo na Global Manu Yoga School; o terceiro a dar assistência no curso de professores do professor Manel Rodrigues; actualmente em formação com o Manel Rodrigues como mentor, pela escola Global Manu Yoga School, no estilo Precision & Flow Yoga).

Bruno Teixeia
Bruno3-300x200.jpg

Bruno Teixeira

​

Voz, Multi-Instrumentista, Compositor e Musicoterapeuta

 

 Fundador e Orientador do PazPazes,

Organismo Multidisciplinar de Cooperação, Formação e Desenvolvimento Humano

(Porto-Gaia 2003);

 

Desde 1997, que se envolveu na prática e estudo do Yoga (Hatha, Bhakti, Jñana, Mantra, Japa, Nada Yoga), do Samkhya, Vedanta e do Tantra, conhecendo através da vivência destas artes e ciências, a existência do som e da musica como um meio, suporte e ferramenta para o processo da cura, transformação interior e meditação. Conheceu meditação através da entoação de mantras, o poder da palavra consciente e do canto sagrado e a importância da respiração nos estados anímicos, mentais e espirituais.

 

Conheceu o Didgeridoo em 1997 e desde então tem vindo a explorar as possibilidades terapêuticas (psicologia, fisioterapia, yogaterapia), pedagógicas, lúdicas e socio-culturais desde instrumento. Desenvolve projectos educativos, serviço de educação especial e psico-terapia expressiva, intervenções sociais em ações de desenvolvimento humano.

Continuou a aprender e a aprofundar conhecimentos em diversas áreas, do canto á percussão, com amigos como Ricardo Passos, Humberto Tomás, Pedro Soares, Ricardo Babo, Paula Carvalho, Ana Taboada, Nuno Peixoto "Anu Biak", Teresa Gabriel, Paulo Vieira, Baltazar Molina, Pablo la Porta, Hugo Edgar...

 

Formação em «Massagem de Som com Taças Tibetanas e Gongos» pela Academia Peter Hess, sob a orientação de Paula Carvalho, nível 1, e Ingrid Ortelbach, nivel 2, 3 e 4. (2008/9).

Workshop «(E) feitos do Som» com Cristina Koller, 6 de Fev de 2010.

Workshop de Canto Harmónico Difónico com os Hun Hurr Tu na Associação D´Órfeu, em Águeda.

Formação em Massagem com Taças de Cristal e Cristaloterapia com Alva Robles em Torres Novas, Novembro, 2014.

 

Fundou o ClubEscola «Didgeridoo Triboo» em 2006 em Gaia, onde tambem promove aulas, sessões terapêuticas de Musicoterapia e Massagem de som, Tertúlias musicais, Workshops e Concertos Meditativos com a participação de músicos de renome nacional e internacional, tais como Ricardo Branco, Rodrigo Viterbo, Ruben Branco, Rodrigo Maia Loureiro, Nuno Pinto de Carvalho, João Jardim, Tiago Francisquinho, Rodrik, Alex Mayer, Ortal Pelleg, William Torrens, ...

Workshops com Jeremy Cloake, Andrej Shmeickel, Zalem, Michiel Teijgeler, Dubravko Lapain, Gauthier, ...

Participação na primeira apresentação da Orquestra de Didgeridoo durante o FATT, Festival Didgeridoo, Algarve.

Co-Organização da Residência de Didgeridoo, em Karuna, Serra de Monchique (Set 2016)

Participação enquanto formador na Semana Cultural - Residência Artística de Didgeridoo e Bombo Tradicional das Beiras, no concelho do Fundão (2018)

 

Fundou a HandPan House PazPazes, ClubEscola de HanPan/Pantam, em Gaia (2015), onde promove Workshops e Concertos com vários músicos de renome nacional e internacional, tais como Kabeção Rodrigues, Andrea Siecola, Emma Mumi Grassia, Lucas Bertelli, Gerónyom, Pedro Collares, Daniel Reis, Deniz Kavafoglu, Ivo Caim, Manu Idhra, Rodrik, João Jardim, Tiago Francisquinho, Sanya Barakova, Mayuko Taki Mano, Pablo la Porta...

 

Membro co-fundador de vários projectos performativos, musicais, meditativos e terapêuticos, entre eles:

 

ShivaShakti Experience (2001),

Uno: Viagens Sagradas (2008),

MOKSHA: Ecos do Silêncio (2009),

InOuv: Escute a Sua Essência (2010)

Sacred Didge - Cerimónia de Som (2011)

H2OM - Encontro de Som (2011)

MOKSHA SOUND JOURNEYS (2017)

NADA SANGHA project (2018)   

 

Participação com didgeridoo na gravação do album «Mysticalmoods» por convite da Teresa Gabriel. (2009)

 

Participação sonora nas esculturas de lã senso-interactiva da artista AnaRita Albuquerque. (2017/18)

 

Participação com didgeridoo, handpan, taças de cristal e tibetanas, gongos, percussões e shrutti box na gravação do álbum "Terra do Destino" por convite de Hugo Edgar. (2018)

 

Apresentações regulares com Concertos Meditativos/Viagens Sonoras na Casa PazPazes (V.N.Gaia), e locais como Auditórios, Anfiteatros, Centros Culturais, Hotéis, Spas, Centros de Terapias, Escolas de Yoga, Instituições de Ensino Especial, Escolas Preparatórias, Secundárias, Universidades, Igrejas, Convento, Património Cultural e Natural - Grutas de Mira de Aire, Festas privadas e Domicílios...).

 

Organiza regularmente Concertos, Workshops e Retiros ligados à musicologia, à musicoterapia, ao canto sagrado, á música étnica, oriental e com teor meditativo.

 

Participação em Formações Terapias Ayurveda com Musicoterapia, Meditação e Nada Yoga (Yoga do Som)

Catarina Piçarro
catarina silva.jpg

Catarina Silva

​

Professora de Yoga desde 2013, fez a formação com o professor André Van Lysebeth e com a professora Clotide Ferreira, no final da década de 80. Esteve alguns anos sem praticar e em 2012 voltou à pratica, em 2013 começou a dar aulas e em 2014 começou a estudar os efeitos psicossociais da prática de Yoga, em tempo parcial, na faculdade em que fez a formação. É também professora de Educação Física e este ano leciona a disciplina de Corpo e mente, no Curso profissional de desporto.

Elsa Arrojado

​

No meu percurso pessoal desde há bastante tempo, iniciei uma busca interior, não sabendo ao certo o que me esperava. Depois de varias peripécias, numa destas tentativas encontrei o Yoga e o Oriente e fiquei fascinada. Comecei a praticar Hatha Yoga, com a instrutora Kátia. Esta dava as suas aulas com tanto amor, que fiquei fascinada, e completamente rendida, e percebi que toda a minha busca não era senão encontrar-me comigo própria. Percebi que o Yoga fazia parte de mim.

Elsa Arrojado
João Sousa

João Sousa

​

Trabalha desde 2005 como músico e organizador de eventos dentro da cultura ‘Do it yourself’. Tem tocado vários instrumentos com diferentes projectos, desde o rock ao free jazz, da guitarra eléctrica à bateria, percussão e taças tibetanas. Pelo meio de um processo de procura da libertação pela música experimental e improvisada, tem explorado a meditação e a música ritual como parte intensa dessa mesma busca. Começou a viagem pela música meditativa com Vanda Caetano Vaz de Carvalho em 2008, tocando guitarra em aulas de Biosintonia e no projecto de mantras Dhyana Samadhi. Desde aí tem permitido que o seu caminho em direcção à sua essência, à natureza e à liberdade plena, se materialize no projecto Svayam, como parte de prática pessoal, assim como de partilha com os outros em forma de concertos meditativos.

Concerto Meditativo.jpg
Joana Oliveira

Joana Oliveira

 

Praticante de Yoga há cerca de vinte anos e, há dez, professora de Yoga para bebés, crianças, adultos, grávidas e pós-parto e Yoga com Taças Tibetanas. Formada pela Federação Portuguesa de Yoga (Curso de Instrutores de Yoga e Curso de Professores de Yoga), pela Birthlight Trust em parceria com a FPY (Cursos de Yoga Perinatal e Pós-Parto), pela RYE - Pesquisa sobre o Yoga na Educação (Cursos de Yoga e Relaxamento na Educação) e pela Academia Peter Hess (Curso Sound Yoga). Frequenta, desde 2011, seminários bianuais com o Yogi Walter Ruta. Frequenta também o último ano do Curso de Terapeuta de Ayurveda, após a conclusão do Curso Técnico de Ayurveda. É, desde 2012 (após uma breve formação em musicoterapia e em Taças Tibetanas para crianças), co-responsável pelo projecto Planeta Azul, que promove aulas de Yoga com Som e concertos meditativos, actividades dirigidas quer a adultos, quer a bebés e crianças. Lecciona as cadeiras de Ética, Pedagogia e Didáctica do Yoga, História da Filosofia Hindu e Textos Sagrados, no Curso de Professores de Yoga, e é também uma das professoras responsáveis pelo Curso de Especialização em Yoga para Crianças da FPY. É, actualmente, presidente da FPY e delegada da FPY na União Europeia de Yoga.

Kiretprem kaur
drica.png

Kiretprem Kaur (Adriana Pereira)

​

Professora de Kundalini Yoga segundo Yogi Bhajan, Hatha Yoga, Yoga para bebés e crianças. Fez curso de Psicologia Junguiana. Assistente Social formada pela Puc-MG. Atriz, bailarina, coreógrafa, professora de dança, expressão corporal e dramática. Participou de vários programas televisivos e espetáculos em geral como bailarina.  Actuou como atriz durante 12 anos ( entre 2002 e 2014) em várias peças da companhia de teatro Til- Teatro Infantil de Lisboa. Na televisão, fez uma participação na série "Morangos Com Açúcar ". Actriz e autora do monólogo  "Tantas Outras..." 

Deu aulas de yoga para bebés e crianças no Sensis Cascais. Atualmente dá aulas de Kundalini Yoga e Hatha Yoga no Complexo Desportivo dos Bombeiros de Cascais, Hatha Yoga no Dramático de Cascais, Hatha Yoga na Quinta da Marinha e aulas particulares de Hatha e Kundalini Yoga para adultos e crianças. Dá aulas de teatro terapêutico no Convento dos Cardaes em Lisboa. Co-fundadora da Associação Raising Up People Portugal, onde participa no projeto "Maria Coragem" que apoia mulheres vítimas de doenças oncológicas. 

Margarida Louro

Margarida Louro

 

Praticante de Yoga à mais de 20 anos e professora de Yoga na Associação Movimento Aberto.

É responsável pela condução de aulas de Yoga no âmbito do projecto Verão In Santarém. Este projecto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santarém, a Federação Portuguesa de Yoga e a AMA - Associação Movimento Aberto e prevê uma conjunto de aulas de yoga gratuitas, ao ar livre nas Portas do Sol (Santarém), durante todo o verão.

Pedro Albuquerque
pedroalbuquerque.png

Pedro Albuquerque

​

Especialista em Medicina do Leste Asiático e Professor de Yoga. 

Pratica Yoga desde os 17 anos e ao longo do seu percurso estudou várias metodologias. 

Tem vindo a fazer formação profissional e a lecionar em diversos países desde 1995. 

O seu foco passa pelo estudo académico, comparativo e aplicado de Yoga.

Ricardo Branco

Ricardo Branco

 

É natural de Tomar e licenciado em Conservação e Restauro. Desde de pequeno que sentiu o som ressoar em si. Começou por tocar cavaquinho e didgiridoo. Em 2011, comprou as primeiras taças tibetanas e de cristal e, desde então, nunca mais parou de as fazer vibrar. Em meados de 2012 concluiu o curso de terapia com taças tibetanas da Academia Peter Hess e um curso de musicoterapia. Desde então desenvolve massagens de som, terapias vibracionais e concertos meditativos, no âmbito dos projectos Planeta Azul e ReamaHara. Realizou posteriormente, também na Academia Peter Hess, um seminário em Neurologia e uma formação de taças tibetanas para crianças.

Rosa Martins

Rosa Martins

 

Curso de Professores de Yoga ministrado pelo corpo docente da Federação Portuguesa de Yoga. Formação regular na  União Europeia de Yoga, presença frequente nos seminários do Yogui Walter Ruta, Formação pontual na escola de Rishiskesh (India).

 

Curso de Shiatsu 1º e 2º grau orientado pelo Mestre Toshio Funada – Orientaland  Lisboa

 

Curso de Reflexologia orientado pelo Mestre Toshio Funada – Orientaland Lisboa

 

Curso de Atma Krya Yoga orientado pela BaktiMarga – 2015

 

Curso de Ayurveda ministrado pela Federação Portuguesa de Yoga 2014 a 2018


 

Até 2019

Percurso profissional

35 anos de prática de yoga

15 anos professora de yoga

03 anos professora de Meditação

02 anos professora de Yogaterapia

01 ano como professora das AAAF´s - projecto Yoga em Jardins Infância

08 anos de prática de Shiatsu

03 anos de prática de Reflexologia

06 anos como Secretária de Direcção da Federação Portuguesa de Yoga

06 anos como Secretária da Associação Movimento Aberto

01 ano como Terapeuta de Ayurveda

30 dias como Presidente da AMA


 

Habilitações académicas:

Curso de Comunicação Educacional Multimédia (CESE) pela Escola Superior de Educação de Santarém – 1992

Bacharelato em Contabilidade – Instituto Comercial – Angola – 1969


 

E ainda…

37 anos de experiência como professora

Ensino público : Escolas Secundárias

Ensino público:  Escola Superior de Educação (formação de professores) Ensino privado: Isla Santarém – professora

Ensino público: Coordenadora Adjunta do Centro de Área Educativa da Lezíria e Médio Tejo –  4 anos no CAELMT.

Curso de Professores de Yoga ministrado pelo corpo docente da Federação Portuguesa de Yoga. Formação regular na  União Europeia de Yoga, presença frequente nos seminários do Yogui Walter Ruta, Formação pontual na escola de Rishiskesh (India).

 

Curso de Shiatsu 1º e 2º grau orientado pelo Mestre Toshio Funada – Orientaland  Lisboa

 

Curso de Reflexologia orientado pelo Mestre Toshio Funada – Orientaland Lisboa

 

Curso de Atma Krya Yoga orientado pela BaktiMarga – 2015

 

Curso de Ayurveda ministrado pela Federação Portuguesa de Yoga 2014 a 2018


 

Até 2019

Percurso profissional

35 anos de prática de yoga

15 anos professora de yoga

03 anos professora de Meditação

02 anos professora de Yogaterapia

01 ano como professora das AAAF´s - projecto Yoga em Jardins Infância

08 anos de prática de Shiatsu

03 anos de prática de Reflexologia

06 anos como Secretária de Direcção da Federação Portuguesa de Yoga

06 anos como Secretária da Associação Movimento Aberto

01 ano como Terapeuta de Ayurveda

30 dias como Presidente da AMA


 

Habilitações académicas:

Curso de Comunicação Educacional Multimédia (CESE) pela Escola Superior de Educação de Santarém – 1992

Bacharelato em Contabilidade – Instituto Comercial – Angola – 1969


 

E ainda…

37 anos de experiência como professora

Ensino público : Escolas Secundárias

Ensino público:  Escola Superior de Educação (formação de professores) Ensino privado: Isla Santarém – professora

Ensino público: Coordenadora Adjunta do Centro de Área Educativa da Lezíria e Médio Tejo –  4 anos no CAELMT.

bottom of page