top of page
Programa

Programa

O programa da 4ª edição do Festival de Yoga conta com um vasto leque de actividades trazidas por professores de diferentes tradições.

​

Consulte aqui os horários e os detalhes das actividades.

Horários

Horários

Programa final.jpg
21 de junho

21 de Junho - Sexta-feira

Dia Mundial do Yoga.

​

Sede FPY

​

11:30 - 12:30 - Brahma Suddi (Silêncio e Acção) - Rosa Martins

(Actividade gratuita)

​

Brahma significa todas as coisas, as que estão dentro e as que estão fora. Suddhi significa purificação.

Brahma Suddhi é um pranayama, uma meditação dinâmica que aumenta o amor incondicional, a energia vital, a liberdade, purifica e pacifica.

 

A prática de Brahma Suddhi pode ser feita como um ritual todas as manhãs antes de ir para o trabalho para ter mais energia e serenidade e ao fim do dia, depois de um dia de trabalho, para se libertar das tensões e da fadiga.

 

Benefícios: psicológicos e fisiológicos (bloqueios energéticos e emocionais, distúrbios psico-somáticos, tensão nervosa, ansiedade…relaxa o corpo, elimina tensões musculares reequilibra e estimula o funcionamento dos órgãos).

​

16:00 - 17:00 - Palestra "Atenção Plena (Mindfulness) em praticantes de Yoga" - Catarina Silva

(Actividade gratuita)

​

A apresentação terá como base o estudo realizado na tese de Doutoramento, na Universidade de Lisboa, na Faculdade de Motricidade Humana, com a temática: efeitos psicossociais da prática do Yoga, nomeadamente os efeitos a nível da atenção plena (mindfulness) que serão o objeto desta apresentação.

​

17:30 - 19:00 - Yoga com Som - Planeta Azul

(Actividade gratuita)

​

Vamos praticar Hatha Yoga combinando movimentos e respiração e aplicando algumas técnicas especificas de concentração e relaxamento.

Simultaneamente, vamos receber um banho de som e vibração. A prática será acompanhada por instrumentos com gongos, taças tibetanas e de cristal, handpan… numa sequência especificamente definida para a progressão desta aula.

Será um momento para descontrair e revitalizar o corpo e para apaziguar a constante agitação mental.

www.Planeta-Azul.pt

​

21:30 - 22:30 - Concerto de Mantras - Shanti Moksha

​

Basta acreditar e nunca desistir. Ao fim de alguns anos, de experiências vividas e sentidas, gostos em comum, foi possível pôr em prática um projecto há muito tempo idealizado. O nosso passado como músicos, aliados a uma forte ligação à natureza, yoga, meditação, surf e após um momento musical inspirador para ambos em maio de 2016, levou-nos a uma pergunta.
“Porque não fazer um projecto de Mantras?”

Assim nasceram os Shanti Moksha.

A nossa intenção e a razão de estarmos a recitar Mantras é essencialmente aumentar os benefícios físicos e mentais. Nos primeiros concertos vivenciamos bons sentimentos, bons estados de espírito, tranquilidade, relaxamento mental e físico, e acima de tudo muita alegria. Essa harmonia foi vivida e sentida por nós e pelo público. Este é um projecto de partilha de emoções e sentimentos através da música.

Paulo Cadete e Rui Pereira

http://www.shantimoksha.com/pt/

22 de Junho

22 de Junho - Sábado

 

9:00 - 9:50 - Dhyana (Meditação) - Ana Faria

​

O segredo da Meditação consiste em se sentar,simplesmente,sem objetivo nem espírito de proveito, numa postura de grande concentração., 

É o retorno à origem o encontro com o nosso verdadeiro Eu.Nesse ponto reside a essência eterna de todas as religiões e filosofias,o Princípio da Sabedoria ...

​

10:00 - 12:30 - Yoga & Mitologia e Viagem Sonora - Bruno Cruz e João Sousa

​

Nesta aula de Yoga & Mitologia propomos mergulhar na história de Vashita e Vishvamitra, não só na sua narrativa, como também através de asanas que nos conduzirão às posturas de Vashistasana e Vishamitrasana. A aula é também acompanhada por música ao vivo e um momento para meditação e viagem sonora. A aula e narrativa está a cargo de Bruno Cruz, a música por João Sousa (guitarra acústica, taças tibetanas e voz)

​

14:30 - 15:30 - Hatha Yoga (Primeira aula do projecto In.Str 2019) - Margarida Louro - Jardim das Portas do Sol

(Actividade gratuita)

​

​

14:30 - 15:30 - Concerto Meditativo “Svayam” - João Sousa

​

Svayam é um concerto meditativo guiado por João Sousa, com guitarra acústica de cordas de aço, taças tibetanas e voz.

As pessoas são convidadas a sentar-se ou deitar-se de forma confortável, para usufruir de uma viagem interna proporcionada pela música. O som parte de uma escala mãe, reproduzida num transe contínuo que a guitarra começa, as taças sustentam e a voz modela.

​

A música é uma das múltiplas formas de viver por inteiro, estar todo, ser todo, imerso na imensidão do mundo. A cada nota podemos resgatar algo mais da nossa essência, espalhar, espelhar, dar, receber e ser. Svayam é um momento de meditação guiada pelo som, que se oferece como oportunidade para se ser o que se é verdadeiramente, trazer cá de dentro tudo o que escapa à sensibilidade imediata.

Cada corpo que se toca com o som é um momento de amor único, uma fonte inesgotável de energia. Criar com o som é abrir portas para a terra, tocar a água, sentir o ar e transmutar no fogo... é entender por um instante o momento da criação, ser o momento, ondular no etéreo e descolar da matéria. Cada vez que Svayam acontece, estabelecemos uma conexão profunda com a humanidade, com a vida, com o cosmos. Permitamos que aqui e agora, todos e nenhum, sejamos o todo e o nada. Do infinito núcleo do corpo, despimos o ego e abandonamos os ruídos lá de fora, apenas para respirar a poesia do som... cada corda, cada inspiração, cada taça percutida, cada sopro

​

​

16:00 - 17:15 - Aula de Kundalini Yoga: Kriya Para Elevação - Kiretprem Kaur (Adriana Pereira)

​

Esta série de exercícios é excelente para entrar em sintonia. Ela, sistematicamente, exercita a coluna, ajuda a circulação do prana para equilibrar os chakras, além de elevar a energia Kundalini tornando-a disponível em todo o corpo. 

​

​

17:30 - 18:30 - "Yoga e a construção do Corpo Tântrico" - Pedro Albuquerque

​

"Yoga e a construção do Corpo Tântrico - se retirarmos a roupagem orientalista e New Age, o que encontramos num corpo tântrico? Qual a sua origem e como era visto na cultura que o viu nascer?

 

Mas afinal o que significa construir um corpo tântrico? Por exemplo, os Chakras constroem-se? Quantos existem? Onde se localizam? E...?

 

A palestra terá uma componente teórico-prática e pretende abordar este tipo de questões sob uma perspectiva académica. Iremos resumir o percurso histórico, focar alguns dos mais importantes conceitos e ver diferenças entre as realidades asiáticas e ocidentais."

​

​

21:30 - 22:30 - Concerto com Handpan e Flauta Bansuri

​

"Meditação para a Alma" é a fusão do Handpan com a flauta bansuri que será uma viagem de som relaxante.

​

Sunil Pariyar
Sunil Pariyar é um artista natural dos maravilhosos Himalayas, Nepal. É um veterano de flauta de bambu cheio de música com alma para partilhar. É conhecido por dar estas sessões de meditação na cidade de Lisboa. Tem treino clássico de música e desenvolveu o seu conhecimento musical no Nepal. Neste momento é instrutor de música e dá aulas em Lisboa.

​

Luis Brito
Luis Brito nasce em Lisboa, em 1986. Em criança, estuda música clássica. Em 
jovem adulto, torna-se viajante e escritor, publicando livros de viagens. E em adulto volta à música, mais concretamente ao Hand Pan e às suas harmonias.

23 de Junho - Domingo

23 de Junho

9:30 - 10:45 - Yoga com  Elsa Arrojado

​

Aula de yoga terminando com relaxamento de yoga nidra.

​

 

11:00 - 12:30 - Roda de Canto por Marina Santos 

​

Marina Santos (A.M.A. – Aniram Marina Anahata) instrutora de Yoga e Meditação, realiza Viagens Sonoras e Meditação Ativa através da Dança. Irá trazer-nos através da Roda de Canto,
um momento de conexão com a nossa voz, com a linguagem da alma. Utilizando o maior instrumento de todos, a Voz, utilizando ainda outros instrumentos como tambor xamânico, shruti box e outros instrumentos de percussão, iremos cantar curando,
libertando, harmonizando, partilhando, escutando a voz da nossa alma e expressando a vida através do coração.
Desde a improvisação até cânticos e ícaros iremos partilhar-nos em Verdade e Simplicidade, atravessando os véus, despindo máscaras, sendo Um com o Todo, através deste Som Medicina
que nos embala nesta Viagem pela Mãe Terra

 

​

14:00 - 15:00 - Yoga Nidra com Alexandra Prazeres

​

​Esta aula será composta por três etapas distintas.
1: Breve explicação sobre o Yoga Nidra
2: Serie de asanas suaves de preparação para o Yoga Nidra
3: Yoga nidra com vizualização incluindo temas da natureza que nos levará a um encontro com a parte mais sábia, mais amorosa e mais forte de nós mesmos.

​

15:30 - 16:30 -  Workshop "Yoga e Som" por Bruno Teixeira

 

 

​

17:00 - 18:00 - Concerto Meditativo por Bruno Teixeira

​

A proposta dos concertos meditativos consiste na vivência e exploração de sonoridade e vibrações levadas até aos participantes num banho relaxante, revitalizante e expansivo.Inspirado na relação harmónica e expressão saudável dos cinco elementos, procura-se despertar a sensibilidade e os sentidos, proporcionando uma reflexão de corpo e alma rumo ao equilíbrio.A viagem sensorial adquire um carácter terapêutico associado ao relaxamento profundo do sistema nervoso, balanço do sistema endócrino, massagem dos orgãos, desintoxicação do corpo, estimulo regenerativo celular e sintonia saudável com a água - fonte da vida e sabedoria - em seus aspectos anatómico, fisiológico, energético, sensorial, emocional, mental e espiritual.A nível emocional e psicológico, as paisagens sonoras transcorrentes dos vários ambientes e instrumentos facilitam uma intimidade natural que reconecta o indivíduo com a essência, a consciência e o livre fluir da energia.A ampliação dos horizontes emocionais, mentais e espirituais é um resultado destes encontros de som: aprendemos a integrar o mundo em nós mesmos, a conhecer-mo-nos intimamente, a reconhecer-mo-nos colectivamente e a crescer em termos culturais, filosóficos e anímicos."

​

​

​

  • Facebook Social Icon

​© 2019 por Federação Portuguesa de Yoga

www.fpyoga.pt

bottom of page