top of page
Programa

Programa

O programa da 3ª edição do Festival de Yoga conta com um vasto leque de actividades trazidas por professores de diferentes tradições.

​

Consulte aqui os horários e os detalhes das actividades.

​

​

ALTERAÇÕES NO PROGRAMA:

​

Na 5ª feira, dia 21, há uma aula de "Yogaterapia" das 18h às 18h45, em simultâneo com a aula "Yoga crianças: 3 a 6 anos", na sede da FPY.

​

A oficina "Virabhadra Namaskar", com Manel Rodrigues, passou de Sábado para Domingo, dia 24, das 15h30 às 17h, no piso 1 da Casa do Campino.

​

No Sábado, dia 23, vamos ter uma sessão de "Yin Yoga e Biomusicologia", com Cris Ni Nau e Dinorah Campos, das 17h30 às 19h30, no piso 1 da Casa do Campino.

​

A aula "Estudo de asanas", da professora Maria João, agendada para Sábado, dia 23, às 15h, foi cancelada.

​

Horários

Horários

21 de junho

21 de Junho - Quinta-feira

Dia Internacional do Yoga.

​

As actividades são das responsabilidade da AMA - Associação Movimento Aberto.

Todas as actividades são de acesso gratuito.

​

Às 19h teremos uma aula especial dada pelos membros da Direcção da AMA no Jardim das Portas do Sol!

​

​

Sede FPY

​

10:30 - 11:30 - Yoga pós parto

​

11:30 - 12:30 - Yoga para bebés

​

13:15 - 14:15 - Yoga para grávidas

​

18:00 - 18:45 - Yoga para crianças: 3 a 6 anos

​

18:00 - 18:45 - Yogaterapia

​

​

​

Jardim das Portas do Sol

​

19:00 - 20:15 - Ayur-Yoga com som (todas as idades) - Direcção da AMA

22 de junho

22 de Junho - Sexta-feira

As actividades são das responsabilidade da AMA - Associação Movimento Aberto.

Todas as actividades são de acesso gratuito, excepto o concerto meditativo, às 21h na Sede da FPY.

​

​

Sede FPY

​

11:30 - 12:30 - Yoga para adultos

​

12:50 - 13:35 - Yoga para grávidas

​

21:00 - 22:00 - Concerto meditativo - Planeta Azul

​

23 de Junho

23 de Junho - Sábado

8:30 - 9:30

​

Yoga Nidra, Relaxamento profundo - Aula prática, Sede FPY, Sala de prática 1

Ana Rute Moreira

Em Yoga Nidra é apenas necessário ouvir e sentir. Mergulhas então no teu mais profundo bem-estar…

​

​

9:30 - 10:00

​

ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL

​

​

10:00 - 11:00

​

Yoga Terapia para a mente - Palestra, Sede FPY. Sala de teoria

Ana Rute Moreira

O uso do Yoga numa perspectiva individual e terapêutica, em questões como a ansiedade, melancolia e outros problemas mentais que hoje afectam a nossa saúde. A abordagem dessas questões em doentes com Depressão, Cancro, Bipolaridade, entre outras doenças atuais.

​

Yoga Crianças - Actividade para crianças, Sede FPY, Espaço Criança

Sandra Bento

​

​

10:00 - 11:30

​

Hatha Yoga - Aula prática, Casa do Campino, Piso 1

Inês Muller

‘Ha’ significa Sol e ‘Tha’ significa Lua. Yoga, sabemos significar União. O lado direito do nosso corpo está ligado ao Sol, à energia masculina, ao dia, ao positivo, ao yang, ao quente, ao lado lógico, matemático e prático. O lado esquerdo do nosso corpo está ligado à Lua, à energia feminina, à noite, ao negativo, ao yin, ao frio, ao lado criativo e intuitivo. Nesta aula de Ha&Tha Yoga tentaremos estar atentos/as à união natural através do corpo, de todos estes e outros pares opostos, mas complementares, estimulados a trabalhar em harmonia e com igual eficiência.

​

8 Angas do Yoga - Palestra e meditação, Sede FPY, Sala de prática 1

Marta Cóias

Nesta actividade proponho explicar detalhadamente os 8 angas/estágios do yoga apresentados nos Yoga Sutras de Patanjali. Vou dar especial enfoque aos níveis mais internos, pelo que exploraremos concentração (dharana) e meditação (dhyana) de forma mais aprofundada, não só em teoria mas na prática. A parte final desta atividade terá prática de técnicas de concentração e uma meditação guiada.

​

​

11:00 - 12:00

​

Yoga na Natureza - Aula prática, Jardim das Portas do Sol

Margarida Louro

Vamos comungar com a natureza, sentir a abundância da vida e contemplar a força vital universal que anima todas as plantas,  árvores, animais, rios e Seres humanos. Assim, através de posturas ao nível do 1º chakra, vamos encontrar a nossa ligação a esta força vital.

​

​

11:00 - 12:30

​

Onde Estamos - Actividade para crianças, Sede FPY, Espaço Criança

Raquel Tuna

Iremos explorar com várias dinâmicas de yoga, expressão corporal, plástica, atenção plena onde está a nossa atenção, explorando os conceitos do espaço, corpo, mente e coração. 

​

​

11:00 - 13:00

​

Yoga e alimentação saudável - Oficina, Sede FPY, Sala de teoria

Rosa Martins, Rosário Bernardes e Álvaro Costa

“Diz-me o que comes e eu dir-te-ei quem és”. Estudos recentes têm demonstrado que o yoga pode ajudar a reduzir peso e resolver distúrbios alimentares, como por exemplo bulimia e anorexia. Há estudos científicos que mostram que os praticantes de yoga estão mais motivados para controlar o seu peso, e raramente se encontram entre as vítimas do consumismo alimentar. Os adolescentes, sendo as vítimas mais fáceis das desordens alimentares e mais expostos por isso a depressões e ansiedades, conseguem através da prática do yoga melhorar o seu comportamento alimentar. Conclusão, uma terapia que inclua o yoga conduz a um melhor comportamento alimentar, escolhas assertivas em matéria de alimentos e reduz substancialmente problemas associados a depressões, bulimia, anorexia e outros distúrbios (desarmonias) do foro físico, mental e emocional. A razão principal  que explica os efeitos positivos do yoga está associada a uma melhor percepção do corpo, a uma consciência mais profunda de si e naturalmente a uma diminuição do stress.  

​

​

11:30 - 12:30

​

Yoga de inspiração Iyengar - Aula prática, Casa do Campino, Piso 1

Marta Cóias

Nesta aula de asana vamos dar especial atenção aos alinhamentos do corpo em cada postura. Vamos explorar maioritariamente posturas de pé e retroflexões, portanto, prepara-te para trabalhar e transpirar. A ideia é que saias desta aula com as ferramentas necessárias para que te consigas sentir e ajustar sem precisar da ajuda de um professor, no fundo tornar a tua prática mais segura e produtiva.

​

​

11:30 - 13:00

 

Kundalini Yoga - Aula prática, Sede FPY, Sala de prática 1

Manuela Freixial

O Kundalini Yoga consta de kriyas (sequências de repetições de movimentos) com objectivos específicos, combinadas com asanas (posturas), mudras (posturas de mãos), pranayamas (respiração), entoação de mantras e meditações.

​

​

14:30 - 15:30

​

Yoga Crianças - Actividade para crianças, Sede FPY, Espaço Criança

Elsa Arrojado

A aula de yoga para crianças vai basear-se em jogos, exercícios de concentração, e vai finalizar com um relaxamento ao som de Taças Tibetanas.

​

​

14:30 - 16:00

​

Tat Tvam Asi: Tu és isso - Aula teórico-prática, Sede FPY, Sala de teoria

Joana Oliveira

Nesta sessão teórico-prática, será colocado aos participantes o desafio de se encontrarem, por momentos, a sós consigo mesmos. A partir de um exercício simples, iremos debruçar-nos sobre a questão «quem somos?», apoiando a reflexão na experiência individual de cada um e em alguns textos particularmente relevantes da bibliografia yóguica, nomeadamente Chandogya Upanishad, Bhagavad Gita e Yoga Sutra. Cruzaremos o pensamento yóguico com possíveis influências das escolas filosóficas Samkhya e Vedanta. E procuraremos, sobretudo, que as respostas cheguem a cada um, a partir do seu coração. No final, faremos uma prática meditativa breve. Será um convite à reflexão, apoiada em importantes textos da tradição yóguica, e, principalmente, no sentir.

​

​

15:00 - 16:00

​

Pranayama - Aula prática, Casa do Campino, Piso 1

Amândio Figueiredo

​

​

15:30 - 16:30

​

Hora do Conto - Actividade para crianças, Sede FPY, Espaço Criança

Elisabete Mália

Livro: Artemísia e os caçadores de sonhos. Conta a história dos caçadores de sonhos e a magia que lhes está associada. Utilização de fantoches.

​

​

16:00 - 17:30

​

The Sound of Yoga - Aula teórico-prática, Casa do Campino, Piso 1

Raquel Shakti

Tudo o que está presente no cosmos é manifestado através de vibrações sonoras. Segundo os Yogis foi esta vibração ou energia sonora em movimento que formou o Universo. Este encontro propõe o entendimento e realização da vibração do Universo à luz das Upanishads bem como a descoberta do som interno de cada indivíduo (Swara). Pretende-se despertar a consciência corporal através de várias posturas (asanas) orientando o foco para o presente e para o que somos naturalmente. O convite é encorajar uma maior conexão com o Eu aliando a energia sonora em movimento, a respiração e posturas conscientes.

​

O Valor Contemporâneo da Tradição - Palestra, Sede FPY, Sala de teoria

Amândio Figueiredo

Após milhares de anos de existência, a mesma origem, que inovação trazem o Yoga e Ayurveda à sociedade actual? A unidade na origem, a diversidade na prática e ensino levam ao mesmo fim? Ainda é a experiência na prática que serve de orientação pedagógica, ou acumular de informação teórica?

 

​

16:30 - 17:30

 

Vulcões - Actividade para crianças, Sede FPY, Espaço Criança

Bárbara Espírito Santo

Vamos viajar até ao Havai e visitar vulcões. Através de jogos, movimentos e posturas de Yoga iremos aprender um pouco mais sobre eles. Vamos transformar-nos em lava e fazer um túnel de lava e tudo! Uma verdadeira aventura com a nossa imaginação.

​

​

16:30 - 18:00

 

Yoga para Adultos - Aula prática, Casa do Campino, Piso 0

Elsa Arrojado

A aula de Yoga para Adultos será composta de pranayamas, asanas, relaxamento e meditação que será ao som de Taças Tibetanas. Os participantes deverão levar tapete e roupa confortável.

​

​

17:30 - 18:30

​

Yoga para Crianças - Actividade para crianças, Sede FPY, Espaço Criança

Rosário Bernardes e Ângela Dinis

​

​

17:30 - 19:00

​

Encontro circular: construção de uma mandala em lã - Oficina, Casa do Campino, Piso 1

Elisabete Mália

Uma mandala. Um circulo mágico de cura! Técnica utilizada: tecelagem usada pelos índios Huihol e Yamara.

Grupo máximo de 10 pessoas, a partir de 12 anos.

​

​

17:30 - 19:30

 

Yin Yoga e Biomusicologia - Aula prática, Casa do Campino, Piso 1

Cris Ni Nau e Dinorah Campos

Yin Yoga com Cris Ni Nau. Fundamentada na filosofia Taoísta e nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, o Yin Yoga é uma prática simples e calma e o complemento perfeito para quem tem um estilo de vida muito ativo e stressante, para atletas, ou para qualquer pessoa que precisa se libertar de tensão física, mental, emocional. As posturas, em geral, sentadas ou deitadas, são mantidas entre 2 a 5 minutos (ou mais) a fim de criar flexibilidade nas articulações e maior amplitude de movimento. Para além do físico, esta prática estimula os meridianos energéticos do corpo, como uma acupuntura sem agulhas, o que distribui e aumenta a nossa energia vital. 

Biomusicologia com Dinorah Campos. Tudo é incessante vibração… Desde os distantes planetas e estrelas até a uma simples folha de papel, tudo se encontra em constante estado de vibração dando origem a ondas sonoras de frequências variáveis. A terapia por meio da música é tão antiga quanto a necessidade do Homem de aliviar ou curar suas dores, da alma e do corpo. O uso terapêutico da música traduz-se na utilização dos elementos musicais, como o som, ritmo, melodia e harmonia, num processo sistemático, de forma a facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a expressão e organização de processos e funções físicas, mentais, emocionais e espirituais. Entrega-te à alquimia do som e do silêncio.

​

​

18:00 - 19:30

 

Kiirtan, Meditação e Satsang - Aula teórico-prática, Casa do Campino, Piso 0

Dada Mahaprajinananda

Vem desfrutar um doce e ritmado Kiirtan seguido de meditação em silêncio com mantra, na tradição do Tantra, com o Dada Mahaprajinananda, um monge sénior da Ananda Marga, terminando com histórias inspiradoras e satsanga.

​

​

21:30 - 22:30

 

Concerto de mantras: experiência meditativa - Casa do Campino, Piso 1

Célia Sr

24 de Junho - Domingo

24 de Junho

8:30 - 9:30

​

Meditação - Aula prática, Sede FPY, Sala de prática 1

Rosa Martins

As coisas que eu ouço sobre a meditação:

Medito porque… tenho problemas que não consigo ultrapassar, tenho vícios, emoções mal resolvidas, traumas de infância, sinto-me vítima de violência e injustiças, quero conhecer-me melhor, sentir serenidade, quero crescer espiritualmente…

Não medito porque… não acredito na meditação, a meditação é um mistério, não tenho tempo, ao fim do dia estou cansado, não consigo desligar o pensamento, é difícil estar em  silêncio, comigo não acontece nada, meditar é tempo perdido…

Por todas as razões indicadas, e por outras não citadas, fazer “meditação” é escolher um caminho que nos leva ao auto conhecimento e à evolução espiritual. Exige determinação, entrega, mas gradual e suavemente a Consciência expande-se e nós transformamo-nos em pessoas mais lúcidas, mais construtivas, com mais sabedoria e com certezas em relação à nossa evolução e àquilo que queremos da vida. De repente e quando menos esperamos, sentimo-nos alinhados, com nós próprios e com o Universo. Gratidão e iluminação! Chegamos!

​

Sequência de Rishikesh - Aula prática, Casa do Campino, Piso 1

Ângela Dinis

​

​

9:30 - 10:30

​

Yoga do animais - Actividade para crianças, Sede FPY, Espaço Criança

Triskaël

Através de uma reflexão criativa e conjunta dos movimentos dos animais, as crianças vão descobrir que os nossos amigos também praticam yoga.

​

​

9:30 - 11:00

​

Yoga e auto-massagem ayurvédica: pés, mãos e cabeça - Oficina, Casa do Campino, Piso 0

Sandra Bento

A oficina procura aliar a prática de Yoga à Massagem Ayurvédica com massagem à cara, mãos e pés, proporcionando um relaxamento mais profundo a todos os níveis do ser.

​

Yoga Integral com influência Iyengar - Aula prática, Casa do Campino, Piso 1

Mário Moreira e Sandra Pedro

Propõe-se a realização de uma prática estruturada de acordo com a escola de Yoga Integral  de Swami Maytreiananda, ao longo da qual a estrutura dos ajustes e alinhamentos respeita o legado de B. K. S. Iyengar. A aula adequa-se a todos os tipos de praticantes.

​

Yoga a pares - Aula prática, Sede FPY, Sala de prática 1

Ângela Dinis

​

​

10:30 - 11:30

 

Dar e receber - Actividade para crianças, Sede FPY, Espaço Criança

Bárbara Espírito Santo

Uma aula para partilhar o que podemos dar e receber todos os dias, sempre que quisermos. Com muita brincadeira e a ajuda de posturas de Yoga vamos trabalhar o corpo, a mente e a respiração, promovendo a confiança, a concentração, coordenação e a entreajuda.

​

​

11:00 - 12:30

 

Danças orientais - Oficina, Casa do Campino, Piso 0

Triskaël

Vamos conhecer um pouco da história e origens desta dança que os ocidentais apelidaram de "dança do ventre", vendo que é muito mais do que isso. Aprendendo as bases e alguns dos movimentos típicos, adquirimos ferramentas para a redescoberta do nosso centro físico, emocional e espiritual.

​

Fogo: Retroflexões que acendem o teu fogo interno - Aula prática, Casa do Campino, Piso 1

Bruno Cruz

Vamos explorar e aprofundar as retroflexões, desenvolvendo o nosso fogo interno. A cadeia muscular posterior é um das partes do corpo que mais precisamos de trabalhar; tudo o que fazemos no dia-a-dia é virado para a frente e por isso criamos desequilíbrios no corpo como: anteversão dos ombros; cifose, etc.. Com ênfase  na técnica e com um espírito aberto, vamos fazer posturas e variações profundas e libertadoras.

​

Yoga restaurativo - Aula prática, Sede FPY, Sala de prática 1

Susete Mália

O método restaurativo tem como foco principal o relaxamento das tensões, superficiais e profundas, por meio da não acção. O que se propõe é esticar menos os músculos, mas relaxar a tensão e aumentar a circulação sanguínea nos órgãos e glândulas, drenando-os. As posturas são realizadas com apoio para permitir que o corpo entre em estado de relaxamento profundo. Desta forma permitimos que o nosso corpo se restaure sozinho, restabelecendo o equilíbrio. Todas as posturas criam respostas fisiológicas específicas que são benéficas para a saúde e podem reduzir os efeitos das doenças psicossomáticas relacionadas com o stress.

​

​

11:30 - 12:30

​

Taças tibetanas - Actividade para crianças, Sede FPY, Espaço Criança

Joana Oliveira e Ricardo Branco

O poder relaxante das taças de som tibetanas é já sobejamente conhecido e inúmeros estudos relatam o seu sucesso nas actividades com crianças. Nesta sessão, vamos utilizar diversas dinâmicas com o objectivo de proporcionar um contacto directo com a vibração das taças. Faremos jogos de movimento, de concentração e de relaxamento. Vamos escutar e saborear o som e também o silêncio! Vamos divertir-nos muito!

​

​

14:30 - 15:30

​

Oficina de Som - Oficina, Casa do Campino, Piso 1

Ricardo Branco

A proposta será a de uma viagem pelo mundo, acompanhada de instrumentos orgânicos provenientes dos cinco continentes. Da Ásia, chegam os gongos, as taças tibetanas, a flauta bansuri, a shruti box, a harpa de boca; de África, as kalimbas, o tambor e alguns chocalhos, da América, também chocalhos e flautas, pau de chuva, taças de cristal; da Oceânia, o didgiridoo, da Europa, os shantis, os monocórdios, a harpa de cristal, o hand pan... Muitos dos instrumentos apresentados são também utilizados no contexto de musicoterapia e aqui iremos abordar também um pouco essa questão. Cada instrumento será perspectivado do ponto de vista musical, mas também terapêutico. Por fim, exploraremos de forma breve o “instrumento” pessoal de cada um: a voz! Será a oportunidade de todos sentirmos e experimentarmos o som e a vibração de diversos instrumentos. Será também, certamente, um pretexto para nos divertirmos muito!

​

​

15:30 - 17:00

​

Virabhadra Namaskar - Oficina, Casa do Campino, Piso 1

Manel Rodrigues

Virabhadra é um guerreiro nascido de Shiva. O propósito desta oficina é percebermos e personificarmos a história de Virabhadra com todo o seu simbolismo, bem como a origem das 3 posturas do guerreiro. Através da Virabhadra Namaskar - saudação ao guerreiro - assim como mudras e pranayamas relacionadas com o tema, traremos para a nossa prática toda a energia e bravura dos guerreiros. Esta oficina é verdadeiramente transformativa e reveladora, na medida em que oferece uma nova consciência e perspectiva sobre as posturas do guerreiro.

​

​

17:00 - 18:00

 

Espetáculo de dança indiana - Casa do Campino, Piso 1

Diana Rego

​

bottom of page